Resultados do Publicador: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP

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1.
Kishimoto, Tizuko Morchida; Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Nicolau, Marieta Lucia Machado; Pinazza, Monica Appezzato; Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2008.
Português
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55.788%
No Brasil a formação dos profissionais de educação infantil tem crescido como área temática para investigação cientifica. O objeto de nosso estudo é verificar se o investimento na formação colaborativa de pessoas/profissionais resulta na melhoria da qualidade da educação para as crianças. A pesquisa incide na identificação dos resultados alcançados por dois grupos de estudo, um português e outro brasileiro na transformação das práticas cotidianas das instituições de educação infantil, utilizando processos de formação, pesquisa e intervenção na modalidade de Formação em Contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO E FORMOSINHO, 2001; OLIVEIRA-FORMOSINHO e KISHIMOTO, 2002) fundamentados teoricamente nas Pedagogias da Infância, do Jogo, na ecologia do desenvolvimento (BRONFENBRENNER, 1996; SACRISTÀN 1992), na prática-reflexiva (DEWEY, 1959; ZEICHNER, 2005, SCHÖN, 1983, 1987, 1992; STENHOUSE, 1991; NÓVOA, 1995, ALARCÃO, 1998) e...
2.
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado; Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira; Kishimoto, Tizuko Morchida
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Dissertação de Mestrado:
Publicado em 2008.
Português
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55.705%
Este trabalho tem por objetivo a reflexão sobre uma alternativa de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no Fundamental II cujo foco esteja no desenvolvimento efetivo das habilidades de leitura, oralidade e escrita por meio de atividades lúdicas. Para tanto, pautou-se pela experiência bem sucedida com esse tipo de recurso no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, notadamente em cursos de idiomas, cuja orientação metodológica é a Abordagem Comunicativa, e, em especial, o Task-based Language Teaching. O conceito de jogo aqui empregado provém das obras de Huizinga (2004), Wittgenstein (1975) e Brougère (1995, 1999), enquanto a relação entre jogo e Educação foi discutida tendo em vista as considerações de Kishimoto (1992, 1994, 1998, 2001, 2007), Brougère (1995, 1999) e Macedo, Petty e Passos (2005), e entre jogo e língua estrangeira, por Crookall e Oxford (1990) e Bullards (1990). Discutiu-se as abordagens e metodologias...
3.
Kishimoto, Tizuko Morchida; Hilsdorf, Maria Lucia Spedo; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro; Maheu, Cristina Maria Davila Teixeira; Smolka, Ana Luiza Bustamante
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2009.
Português
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52.972%
Este trabalho se propõe a refletir historicamente sobre jogos de tabuleiro de percurso, mais especificamente, dois jogos denominados Jogo da Vida. O primeiro Jogo localizado no MEB/FEUSP, concebido pela Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, de 1945. O segundo, comercializado pela indústria nacional de brinquedos Estrela, de 1980. Tomando-se tais jogos como objetos da história, discutiu-se a concepção de jogo, de jogo educativo, de cultura lúdica e sua relação com a educação, a materialidade e a imaterialidade destes objetos, e a sua presença ao longo da história. O Jogo da Vida da Congregação Católica gerou a busca por informações sobre a sua origem, criação e usos junto aos acervos do LABRIMP/MEB FEUSP, Real Gabinete Português de Leitura, Arquivo Escolar Caetano de Campos, Instituto Teológico Pio XI. Outro caminho adotado para compor esta história foi a localização da doadora do Jogo...
4.
Fusari, Jose Cerchi; Kishimoto, Tizuko Morchida; Vasconcellos, Camilo de Mello
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Dissertação de Mestrado:
Publicado em 2005.
Português
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51.212%
O objetivo central desta pesquisa foi investigar a prática docente e sua relação com a formação inicial e contínua do professor a partir de uma pesquisa na ação qualitativa realizada no Museu da Educação e do Brinquedo - MEB da Faculdade de Educação da USP. A partir da grande questão do trabalho: \"Por que os professores não brincam?\" configurou-se o objeto de estudo, que trata da importância do lúdico na formação de educadores buscando investigar o potencial do MEB enquanto espaço formativo. As atividades realizadas no museu, que compõem o processo formativo analisado, foram realizadas com os grupos visitantes de crianças e de educadores juntamente com estagiárias e bolsistas do museu. O recorte para a análise de dados foi o processo de formação realizado com estagiárias dos cursos de Pedagogia da FEUSP e das Licenciaturas. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista com um grupo focal, constituído por alunas...
5.
Gregorin Filho, Jose Nicolau; Cunha, Maria Zilda da; Kishimoto, Tizuko Morchida
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Dissertação de Mestrado:
Publicado em 2008.
Português
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39.965%
O presente trabalho é resultado da investigação envolvendo Roleplaying game, literatura e sociedade. As estruturas ficcionais e as formas do conto maravilhoso, presentes nas narrativas interativas, propiciam um resgate e reatualização da produção contemporânea na perspectiva da criação coletiva do enredo e na elaboração das personagens no fluxo de ficções. Foram utilizados como corpus as discussões nos fóruns do gênero, registros de jogadores sobre casos felizes e resultados infelizes no uso das regras da gramática da ficção. A prática que torna o leitor um cuidadoso manipulador da ficção, sujeito e criador de narrativas, pode ser observada na experiência com autoria e educação realizada numa escola pública. Finalmente, as narrativas interativas são um indicativo da necessidade de criação do ser humano ao relatar os feitos de suas personagens e os caminhos de suas histórias; denunciam não apenas as estruturas...
6.
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio; Coelho, Nelly Novaes; Cunha, Maria Zilda da; Kishimoto, Tizuko Morchida; Papes, Cleide da Costa e Silva
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2007.
Português
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39.016%
Esta tese de doutorado dentro da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa teve por objetivo abordar e investigar nas obras de literatura para a juventude portuguesa e brasileira, a relevância de dois elementos estruturais importantes: Linguagem e Narrador. O intenso diálogo entre autor, texto e leitor cria um clima de cumplicidade, convidando este a participar ativamente da obra. Essa interação leitor/ texto mediada pelo narrador poderá ser o fio condutor capaz de provocar a reflexão e o espírito crítico no receptor. A obra precisa do leitor para se realizar, pois este contribui com suas vivências pessoais e dialoga com o texto dando-lhe \"vida\". A problemática da leitura foi e é analisada por inúmeros Educadores, Especialistas. Para nós a ênfase recai na Relação Prazerosa, Afetiva, Estética, pois se trata da Arte da Palavra. A proposta é investigar a importância da literariedade de obras de autores...
7.
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio; Bonini, Luci Mendes de Melo; Coelho, Nelly Novaes; Cunha, Maria Zilda da; Kishimoto, Tizuko Morchida
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2008.
Português
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37.991%
Por meio deste trabalho, inserido na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, objetivou-se estudar o modo como a Literatura para Juventude representa a passagem da adolescência para a idade adulta, tendo em vista a contribuição que os textos literários podem prestar para o processo de formação da subjetividade dos jovens, seja de modo realístico ou simbólico. Em termos de referencial teórico, trabalhou-se com o pensamento de diversos estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento, tanto daqueles cujos trabalhos ativeram-se à investigação do ego, quanto dos que foram além e professaram teorias a respeito do self e do processo de individuação. No sentido de demonstrar a validade do mito do herói como estrutura narrativa simbólica do adultescer, empreendeu-se estudo comparativo de O relógio do mundo, do autor brasileiro Lino de Albergaria, com Aventuras de João Sem Medo: panfleto mágico em forma de romance,...
8.
Kishimoto, Tizuko Morchida; Bomtempo, Edda; Campos, Maria Machado Malta; Carneiro, Maria Angela Barbato; Schmidt, Diana Goncalves
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2009.
Português
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33.737%
Este trabalho investigou a existência de marcas de sazonalidade no repertório lúdico infantil, verificando as relações entre lúdico, calendários, condições climáticas, elementos da flora e da fauna, festa e eventos sociais e religiosos, crenças, comércio e meios de comunicação. Cada jogo, brinquedo ou brincadeira foi analisado em seu contexto, considerando o período, o espaço e o ambiente em que foi realizado. A pesquisa qualitativa seguiu por caminhos da etnografia, da antropologia e da história cultural, e usou três tipos de fontes. O primeiro, constituído pelos registros dos estudiosos do brinquedo e do folclore brasileiro, português e espanhol, e textos memorialísticos e autobiográficos de autores brasileiros. O segundo, constituído por agências governamentais, grupos de preservação da cultura, artistas e museus portugueses, espanhóis, franceses, italianos e brasileiros. O terceiro refere-se à pesquisa empírica...
9.
Bomtempo, Edda; Emmel, Maria Luísa Guillaumon; Kishimoto, Tizuko Morchida; Ribeiro, Maria Luisa Sprovieri; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2003.
Português
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32.671%
O presente trabalho buscou investigar o brincar de crianças com deficiência mental em escolas especiais de educação infantil. Para tanto, teve por objetivos: identificar os jogos e brinquedos disponíveis e mais utilizados; investigar como essas atividades eram realizadas e, por fim, investigar também a concepção sobre o brincar e seu significado, atribuído pelas professoras. Participaram da pesquisa 15 professoras de educação especial, de 5 escolas especiais da cidade de Campinas. Foi utilizado um questionário check-list para identificar a disponibilidade e a freqüência de uso dos materiais lúdicos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para verificar como esses materiais eram utilizados e investigar a concepção e a importância do brincar entre as professoras. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a autores como Itard, Séguin e Decroly, que representam as origens desta prática na...
10.
Mate, Cecilia Hanna; Auad, Daniela; Bujes, Maria Isabel Edelweiss; Kishimoto, Tizuko Morchida; Ribeiro, Cintya Regina
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2009.
Português
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32.494%
Os jogos e as brincadeiras para ensinar conteúdos ocupam lugar de destaque nas práticas educativas institucionais, principalmente, naquelas voltadas para a educação das crianças de 0 a 6 anos. Diante do valor inconteste que assumem tais ações nas atividades diárias das crianças, esta pesquisa tem como objetivos problematizar como se constituiu e engendrou o discurso moderno sobre o papel educativo dos jogos e brincadeiras, quais sentidos foram atribuídos a eles e indagar sobre seus possíveis efeitos. Para tanto, o período histórico investigado está demarcado pelas fontes escolhidas: os dois volumes da Revista do Jardim da Infância, de 1896 e 1897 e, os três volumes do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, de 1998. A opção por tais fontes deve-se ao reconhecimento do valor que ambos os documentos imprimiram na definição dos contornos das práticas dirigidas aos pequenos, em especial aquelas que envolvem...
11.
Kishimoto, Tizuko Morchida; Campos, Maria Machado Malta; Gunnarsson, Lars; Oliveira, Marta Kohl de; Perrotti, Edmir
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 1997.
Português
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31.632%
O atendimento á infância na maioria dos países ocidentais encontra-se ainda em estágio crítico. Os serviços oferecidos são fragmentados, inflexíveis, incoerentes e segregados, refletindo cisão entre as ações de cuidar e educar a criança pequena. Essa tese é o resultado de um longo percurso em busca de possíveis determinantes desse quadro e de elementos que pudessem conformar um modelo de atendimento unificado e responsivo às necessidades, interesses e potencialidades das crianças e suas famílias. Assim, um modelo de sistema unificado de cuidado e educação infantil foi sendo construído a partir de premissas lançadas em estudo anterior (Haddad, 1991) e ampliado com visitas de estudo a países da Europa ocidental, o contato com o trabalho desenvolvido pela Rede Européia de Atendimento Infantil e, mais especificamente, o conhecimento dos sistemas de atendimento infantil dos países escandinavos. Partindo do...
12.
Nicolau, Marieta Lucia Machado; Carneiro, Maria Angela Barbato; Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Dissertação de Mestrado:
Publicado em 2007.
Português
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31.253%
A presente pesquisa buscou investigar a cooperação na Educação Infantil, de modo a refletir sobre o processo educativo envolvido na interação entre as crianças e estas com o professor, no sentido de analisar o papel do professor na promoção de atitudes cooperativas bem como a existência de jogos cooperativos neste nível de ensino. Com base na pesquisa qualitativa em educação, a metodologia adotada para este estudo é a do tipo etnográfico, em que a investigação proposta foi realizada através da observação participante, filmagens, entrevistas e pesquisa documental. Os subsídios teóricos estão baseados nos pressupostos de autores e pesquisadores que se dedicam ao estudo do lúdico e da Educação Infantil, como Kishimoto (2005), Friedmann (1992; 1996), Wajskop (1995), Nicolau (2003), Carneiro (2006), Kramer (2006), Vygotsky (1994), Brotto (2001), Teixeira (2001), Soler (2005; 2006), Brown (2006). A análise dos dados obtidos...
13.
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio; Coelho, Nelly Novaes; Gouvêa, Ricardo Quadros; Kishimoto, Tizuko Morchida; Martins, Nilce Sant Anna
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2007.
Português
Relevância na pesquisa:
31.179%
O presente trabalho é uma escolha, entre muitos caminhos, de uma pesquisa iniciada no Curso de Mestrado. A dissertação, defendida em 2000, na FFLCH, USP, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Pimentel de Sampaio Góes, recebeu o título de O REINO VEGETAL E O IMAGINÁRIO: comparação entre mitos do Leste do Mediterrâneo, narrativas indígenas brasileiras e textos literários da Cultura Ocidental Européia, (ênfase a Portugal e Brasil). O caminho escolhido, agora, é detectar a influência dos vegetais na criação poética de Manoel de Barros. Voltados para o mundo das plantas, recortando poemas fitomórficos, relacionados aos vegetais do referido autor, comparando-os com textos visuais e verbais, observaremos possíveis semelhanças e ou diferenças Autores de Portugal, Brasil e África estarão presentes, com textos poéticos. O trabalho está estruturado em dois grupos de comparações: 1 autores brasileiros, portugueses e...
14.
Formosinho, Julia de Fátima Domingues Basto Oliveira; Kishimoto, Tizuko Morchida; Bomtempo, Edda; Formosinho, Julia de Fátima Domingues Basto Oliveira; Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Neves, Wanda Maria Junqueira
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Tese de Doutorado:
Publicado em 2004.
Português
Relevância na pesquisa:
28.754%
O presente estudo objetiva analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional de educadoras de Ciclo I, pertencentes a uma escola pública paulistana. A pesquisa focaliza o desenvolvimento em curso, relativo a processos ainda não internalizados na profissionalidade, mas potencializados a partir da experiência formativa. O projeto parte da abordagem crítico-reflexiva da profissionalidade com o objetivo de fomentar a investigação docente sobre a própria atuação pedagógica, mediante experiências de ensino com atividades lúdicas. À luz da acepção histórico-cultural de Vygotsky, define-se jogo educativo como mediador proeminente para a aprendizagem escolar e, de maneira isomórfica, propiciador da emancipação profissional. As estratégias formativas edificam-se sob dois eixos: a) reuniões semanais com as professoras para planejamento e discussão sobre jogos e b)...